sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Tendências Pedagógicas

Tendência Romântica : A pré-escola é um jardim, as crianças são flores ou sementes, a professora é a jardineira. A Educação deve favorecer o desenvolvimento natural.
Ensinar: é através de forma lúdica, no desenvolvimento natural da criança a sua espontaneidade.
Aprender:a criança aprende de forma natural de dentro para fora.


Tendência Cognitiva: A criança é o sujeito que pensa, e a pré-escola o lugar de tornar as crianças inteligentes. A educação deve favorecer o desenvolvimento cognitivo.
Ensinar:é através das experiências escolares e nas atividades que manifestam o simbolismo da criança, onde a partir disso integra as diferentes áreas de seus conhecimento levando a criança a raciocinar para a construção de novos conhecimentos.
Aprender: a aprendizagem da criança é através da sua interação com o meio , o saber, a maturação, exercitação e equilibração.


Tendência Crítica: A pré-escola é lugar de trabalho, a criança e o professor são cidadãos, sujeitos ativos, cooperativos e responsáveis. A educação deve favorecer a transformação do contexto social.
Ensinar :é através de aulas-passeio: o desenho livre e o texto livre, a correspondência interescolar, o jornal, livro da vida , o dicionário dos pequenos o caderno-circular para os professores e etc.
Aprender: através de atividades manuais, intelectuais a disciplina e a autoridade que são frutos do um trabalho organizado e a aquisição de disciplina

Nenhum comentário: