domingo, 19 de agosto de 2007

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.


Eixo : Música

Objetivo:

0 - 3 anos:

Ouvir, perceber diferenciar os diversos sons através da brincadeira, imitação e reprodução musical.

4 - 6 anos:

É basicamente explorar e indentificar elementos da música, perceber, expressar sensações, sentimentos e pensamentos utilizando composições e interpratações musicais.

Conteúdo:

trabalhado na educação infantil deverá respeitar o nível de percepção e o desenvolvimento das crianças em cada fase.

0 - 3 anos:

a prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas. Ex: explorando,expressando e produzindo silêncio e sons com a voz,corpo e materiais diversos, também através de interpretação de música e canções diversas com a participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.

4 - 6 anos:

pode-se ampliar os trabalhos desenvolvidos incluindo a reflexão sobre aspectos referentes aos elementos da linguagem musical.Ex: alturas ( graves ou agudos), duração ( curtos ou longos ), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue cada som).Trabalhando jogos e brincadeiras que envolvam dança,improvisação musical e repertório de canções afim de desenvolver memória musical.

Orientação didática:

0 - 3 anos:

deve utilizar a música no cotidiano, porém não esquecer da importância do silêncio pois através dele que se percebe os sons. O trabalho com a música deve ser através da escuta de várias musicas utilizando canções e movimentos corporais.

4 - 6 anos:

o trabalho com música pode ser mais detalhado.Podemos trabalhar com diversas músicas como estrangeiras, culturais e diversos gêneros musicais. Um muito interessante é as músicas regionais.
Trabalhar com música sem letra também é muito interessante, pois abre a possibilidade de trabalhar com outras maneiras, as crianças podem perceber, sentir, ouvir deixando ser guiado pela música e imaginação.
É importante, também, um conhecimento sobre as obras ouvidas, seus compositores, para iniciar conhecimento sobre produção musical.


Avaliação:

0 - 3 anos:

se avalia a atenção de ouvir, responder, imitar e a capacidade de expressão pela voz e corpo.A avaliação realizada

4 - 6 anos:

é pela utilização da linguagem expressiva e a consciência do valor da comunicação por meio da voz , do corpo e dos instrumentos musicais.

Nenhum comentário: