domingo, 19 de agosto de 2007

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
















Eixo : Comunicação Oral e escrita


Objetivos:

0 - 3 anos:
Participar de variadas situações de comunicação oral;
Interessar se pela leitura de histórias;
Familiarizar se com a escrita por meios de livros, revistas, história em quadrinhos.Etc...
4 - 6 anos:

Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão.

Familiarizar-se com a escrita por meio de livros, revistas e outros textos.

Escutar textos lidos, pelo professor.

Interessar-se por escrever palavras e textos.

Reconhecer seu nome escrito.

Escolher os livros para ler e apreciar.


Conteúdos:
0 - 3 anos
Uso da linguagem oral para conversar, relatar suas vivencia e expressar desejos, vontades, necessidades.
· Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos.
· Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita
· Observação e manuseio de materiais impressos.

4 - 6 anos:

· Falar e Escutar;

· Práticas de Leitura;

· Práticas de Escrita.


Orientacões didáticas:

0 - 3 anos:
As diversas situações cotidianas que o adulto fala com/ou perto da criança, permitem que a criança conheça e apropria-se do universo discursivo.
O professor tem de manter sempre um diálogo com o bebê e criança.
O adulto tem de utilizar a fala de maneira clara sem infantilizar ou imitar o jeito da criança.
O Professor pode se apropriar de varias maneiras para estimular a linguagem em sala, através da música, do canto e a escuta de histórias.
O professor pode orientar os pais, para compartilhar essa nova descoberta da criança em casa.
O professor deve ampliar as condições da criança de manter-se no próprio texto falado. Para tanto, deve escutar a fala da criança, deixando-se desenvolver por ela.
O professor pode funcionar como apoio ao desenvolvimento verbal das crianças.
O professor tem um papel importante de “evocador” de lembranças.
A tarefa da educação infantil é ampliar e ser continente da fala das crianças para que ela se torne competente como falante.
Orientações didáticas Gerais:

Ambiente alfabetizador.

Promover situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças tenham a oportunidade de participar.

Preparar convites para as reuniões de pais.

Participação das crianças nos eventos de letramento.

Práticas de textos de literatura geral e infantil.

Escolha de um tema para trabalhar com projetos e objetivos.


Avaliação:

0 - 3 anos:

A avaliação deve ser continua.

Deverá constituir-se em instrumento para a reorganização de objetos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo.

A observação cuidadosa sobre cada criança e sobre o grupo.
4 - 6 anos:

· Participação de conversas, utilizam diferentes recursos necessários ao diálogo, interessando-se pela leitura e para ouvir histórias.
· Ampliaram seu vocabulário, incorporando novas expressões e utilizando expressões de cortesia.
· Na leitura, as crianças pedem para que o professor leia, fazem comentário sobre o que leram e escutaram, recomendam a leitura que os interessou aos companheiros.
· Quanto a Pratica de escrita e de produção de textos, se interessam por escrever seu nome e o nome das outras pessoas.
· Mesmo sem a exigência e que as crianças estejam alfabetizadas ao seis anos, todos os aspectos envolvidos no processo da alfabetização deve ser considerados.

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