domingo, 28 de outubro de 2007

ESTUDOS DIRIGIDOS

* A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E AS METODOLOGIAS DE TRABALHO *


1. Defina com suas palavras o que são temas geradores?
- São temas de interesses e manifestados pelas crianças ou propostos pelos professores a partir do conhecimento já adquirido pela sociedade, mas dentro de sala de aula é desenvolvido mediante ao entusiasmo e favorecendo o conhecimento e a construção de novos conhecimentos.

2. Descreva dois temas apresentados na seleção dos temas geradores.
- Temas cíclicos que são orginados de festas, eventos ou comemoração ao longo do ano letivo, onde a partir desses podem surgir temas geradores por festas e eventos recorrentes.
- Temas geradores pelas crianças ,suas famílias, professores e outros profissionais da escola onde está ligados a realidade vivida pelas crianças , situação do seu dia-a-dia , de acontecimentos especiais. Esses assuntos podem ser identificados através da criança quando a observamos, com os pais por consultas e encontros e pelos educandos por meio de reuniões e debates.

3. Explique cada uma das diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos temas geradores.

1º Permitir sempre a manifestação da curiosidade infantil, conciliando os interesses individuais de certas crianças com o tema explorado : um assunto considerado como de interesse para algumas crianças nem sempre estimula a participação das outras, assim é preciso atenter ao varios niveis de interesse da turma, os temas passam a gerar atividades bem diferentes umas das outras, de modo a ampliar o universo de conhecimento das crianças.

2º Quebrar preconceitos, evitando a imposição de modelos abstratos: é necessário garantir que as crianças compreendam as diferenças que caracteriza nossa sociedade, assim no caso do tema "trabalho", por exemplo, é importante explorar e valorizar tanto as atividades manuais quanto as intelectuais.

3º Imprimir aos temas uma visão flexível e ampla, e ao mesmo tempo contextualizada: Esse cuidado é importante porque dele dependem o dinamismo do currículo e a compreensão das crianças quanto ao movimento e às transformações que caracterizam o mundo fisico social.

4º Garantir a criticidade e a criatividade no tratamento dos temas : Alguns temas relacionam ceros rituais mas que precisam ser superados a fim de evitar a cristalização de dogmas ou de valores acríticos.

5º Favorecer o acesso das crianças aos conhecimentos científicos em jogo nos diferentes temas: Esse ponto é importante para a exploração do tema não fique limitada à experiência direta e ao senso comum.

6º Variar a duração dos temas de acordo coma sua amplitude e com o interesse da turma: Os temas podem durar uma, duas ou mais semanas, dependendo de sua abrangência, da própria situação que lhes dá origem e principalmente, do envolvimento e interesse manifestado pelas crianças.

7º Articular as diferentes áreas do conhecimento em função e no interior do tema: O tema é fio condutor e dessa forma ele move ao mesmo tenpo, organiza as atividades e os conhecimentos.





PLANO DE AULA
Conteúdo:
Adição
Objetivos Específicos:
  • identificar a função da adição, relacionando com os fatos do nosso cotidiano.
  • Produzir problemas matemáticos, através de fatos simples, aprimorando o raciocínio lógico.

Estratégias de ensino:

No primeiro momento será contado aos educandos o que é adição e como ela é usada. Em seguida, seá apresentada uma situação do nosso dia-a-dia que envolva a adição como por exemplo ir ao supermercado, onde fazendo compras será somada a compra, tanto a quantidade de produtos como o valor total da compra. Será trabalhado também a participação de cada aluno na realização de uma compra no supermercado, montaremos um mercado e cada aluno vai somar a quantidade de produto que pegou e somar o valor da compra. Após a realização da compra cada aluno também dará outros exemplos de como e quando usamos a adição.

Recursos:

Material reciclável, caixinha de leita, de ovos, garrafa descantável e etc.

Avaliação:

Avaliação estará sendo realizada através da observação do interesse e da participação dos alunos em todos os momentos da aula.

* TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS *

Tendência Romântica : A pré-escola é um jardim, as crianças são flores ou sementes, a professora é a jardineira. A Educação deve favorecer o desenvolvimento natural.

Ensinar : é através de forma lúdica, no desenvolvimento natural da criança a sua espontaneidade.
Aprender:a criança aprende de forma natural de dentro para fora.

Decroly:
-A criança só aprende quando aquilo é interessante à ela com isso o seu tempo de duração de interesses é flexível de acordo com o seu próprio interesse.
- Centros de Interesses
- A sala de aula está em toda parte

Froebel:
- Acreditava na atividade espontânea
- O professor não é mediador
- O professor apenas possibilita a aprendizagem
- Ensina através de atividades lúdicas

Montessori:
- Preocupa-se com uma Pedagogia Científica
- O ritmo próprio de cada criança é respeitado
- A escola é ativa
- Adaptção e modificação do mobiliário.
- As tarefas são de cada vez, em três tempos: informação, reconhecimento e fixação do vocabulário.



Tendência Cognitiva: A criança é o sujeito que pensa, e a pré-escola o lugar de tornar as crianças inteligentes. A educação deve favorecer o desenvolvimento cognitivo.

Ensinar: é através das experiências escolares e nas atividades que manifestam o simbolismo da criança, onde a partir disso integra as diferentes áreas de seus conhecimento levando a criança a raciocinar para a construção de novos conhecimentos.
Aprender: a aprendizagem da criança é através da sua interação com o meio , o saber, a maturação, exercitação e equilibração.



Tendência Critica: A pré-escola é lugar de trabalho, a criança e o professor são cidadãos, sujeitos ativos, cooperativos e responsáveis. A educação deve favorecer a transformação do contexto social.

Ensinar: é através de aulas-passeio: o desenho livre e o texto livre, a correspondência interescolar, o jornal, livro da vida , o dicionário dos pequenos o caderno-circular para os professores e etc.
Aprender: através de organização de sala , trabalhos manuais e intelectuais projetos de trabalho.