domingo, 28 de outubro de 2007

* TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS *

Tendência Romântica : A pré-escola é um jardim, as crianças são flores ou sementes, a professora é a jardineira. A Educação deve favorecer o desenvolvimento natural.

Ensinar : é através de forma lúdica, no desenvolvimento natural da criança a sua espontaneidade.
Aprender:a criança aprende de forma natural de dentro para fora.

Decroly:
-A criança só aprende quando aquilo é interessante à ela com isso o seu tempo de duração de interesses é flexível de acordo com o seu próprio interesse.
- Centros de Interesses
- A sala de aula está em toda parte

Froebel:
- Acreditava na atividade espontânea
- O professor não é mediador
- O professor apenas possibilita a aprendizagem
- Ensina através de atividades lúdicas

Montessori:
- Preocupa-se com uma Pedagogia Científica
- O ritmo próprio de cada criança é respeitado
- A escola é ativa
- Adaptção e modificação do mobiliário.
- As tarefas são de cada vez, em três tempos: informação, reconhecimento e fixação do vocabulário.



Tendência Cognitiva: A criança é o sujeito que pensa, e a pré-escola o lugar de tornar as crianças inteligentes. A educação deve favorecer o desenvolvimento cognitivo.

Ensinar: é através das experiências escolares e nas atividades que manifestam o simbolismo da criança, onde a partir disso integra as diferentes áreas de seus conhecimento levando a criança a raciocinar para a construção de novos conhecimentos.
Aprender: a aprendizagem da criança é através da sua interação com o meio , o saber, a maturação, exercitação e equilibração.



Tendência Critica: A pré-escola é lugar de trabalho, a criança e o professor são cidadãos, sujeitos ativos, cooperativos e responsáveis. A educação deve favorecer a transformação do contexto social.

Ensinar: é através de aulas-passeio: o desenho livre e o texto livre, a correspondência interescolar, o jornal, livro da vida , o dicionário dos pequenos o caderno-circular para os professores e etc.
Aprender: através de organização de sala , trabalhos manuais e intelectuais projetos de trabalho.

Nenhum comentário: